quarta-feira, 7 de maio de 2008

Trabalhando Cartas na Segunda série

Definição do gênero: A carta possui um tipo de organização e atende a uma função que a diferencia dos outros tipos de textos: estabelece um diálogo direto entre remetente e destinatário, traz uma mensagem pontual e apresenta uma organização de texto que se mantém, qualquer que seja o tipo de carta, pelo menos em três aspectos: evocação, desfecho e data. A carta tem uma estrutura vem definida: saudação inicial, perguntas tradicionais, conteúdos geralmente breve, final convencional de acordo com o destinatário da carta. Tipos de carta: informativa (comercial e outros); agradecimento; relatório; de expressão interpessoal (amigos, familiar, etc.). Quanto ao estilo: formal (dirigidas a um chefe, entre funcionários) esta correspondência é, em geral, padronizada, objetiva, não há expressão de sentimentos; informal (entre parentes e amigos) linguagem livre, mais descontraídas.
Seqüência de atividades:
1o - pesquisar com a classe o tipo de correspondência que chegam em suas casas (cartas familiares, cartas comerciais);
2o - pedir para que levem para escola cartas que a família tenham recebido, que possam ser lidas (chamar atenção para o envelope / cep);
3o - ler vários modelos de cartas para que as crianças possam confrontá-las. Como sugestão: Cartas trocadas (entre estilos formal e informal); uma carta de verdade (diálogo direto com o interlocutor); carta comercial (atenção para a forma de tratamento); carta oficial (fundamentos da redação); carta de agradecimento; carta de solicitação; carta de autorização; carta de sessão ao leitor (jornal);
4o - fazer um levantamento das principais diferenças (formas de tratamento, tipo de linguagem) e semelhanças (data, evocação e desfecho);
5o - assistir o filme "Central do Brasil" e discutir a existência do "escriba", com banca na Praça da Sé, dedicado exclusivamente ao ofício de escrever cartas;
6o - escriba de carta em grupo com propostas diferentes quanto ao tipo de carta, contextualizadas.
7o - promover correspondência entre alunos de classes diferentes, partindo de uma carta informativa (onde explicar-se-a como será feito e o desejo da resposta das cartas). Rede de intercâmbio.
8o - escrita de uma carta coletiva à diretora (solicitando, reclamando, agradecendo);
9o - escrever uma carta para um jornal (da cidade / região / estado) para sessão dedicada ao leitor;
10o - participar de concursos de TV onde é preciso escrever uma carta indicando este ou aquele produto como o melhor de todos;
11o - promover escrita de carta para pessoas importantes como prefeito / governador / presidente;
12o - escrever uma carta para um amigo, parente;
13o - toda carta escrita pelo aluno deverá respeitar normas de polidez, ser legível, não conter erros de português e ter uma apresentação bem cuidada;
14o - toda carta escrita deverá ter procedimentos de revisão: o primeiro texto é sempre o primeiro rascunho, o qual será revisto de acordo com os tens selecionados pelo professor: adequação ao tema; presença de oralidade; substituições de palavras repetidas; ortografia; pontuação; organização espacial. O professor deverá promover discussões com a classe ao desenvolver atividades de revisão, pode escrever uma carta fictícia na lousa, mas que contenha os erros observados nos textos dos alunos e que deverão sofrer correção, para que num segundo momento os alunos voltem para seu texto e façam um novo rascunho.
Agradecimento a Professora Maria Alice que encaminhou as sugestões.
"A menina que há em mim é assim: olha uma flor, vê um jardim."


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