sexta-feira, 23 de maio de 2008

Poesia Infantil

Fases do Trabalho:

² Planejando as Atividades

² Escolhendo a Poesia

² Apresentação da Poesia

² Interpretação

² O uso da rima

² A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.

A Poesia como uma opção de Texto literário – algumas considerações

§ Através da linguagem, a criança vai atuar e interagir com o mundo externo.

§ Na literatura infantil a criança encontra lugar para interagir com as regras da língua, a “possibilidade de transgredi-las, via poesia”. (Feldman, 1993).

§ A ação educativa é fundamental propondo-se situação em que a criança participe de atos de leitura e escrita, enquanto interlocutor.

· Existe a necessidade do convívio com o texto escrito para que se construa o processo de escrita pela criança(Vygotsky/Emília Ferreiro)

· O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.

· Como recursos para despertar o interesse do pequeno leitor, os autores utilizam-se de rimas bem simples e que usem palavras do cotidiano infantil; um ritmo que apresente certa musicalidade ao texto; repetição, para fixação da idéias, e melhor compreensão dentre outros.

Escolhendo a Poesia

² Cada professor fez a seleção de sua preferência.

Apresentação da Poesia

² Leitura da poesia – sem visualização do texto

² Ampliação da Poesia

² Leitura da poesia – com visualização do texto

Interpretação

² Interpretação Oral = personagesns, fatos e ações

² Dramatização da Poesia

² Dramatização de alguns sons “ocultos” na poesia.

² Músicas:

J O girassol- Vinícius de Moraes

J A Tartaruguinha – Edith Serra(série Amarelinha vol.2)

J O Pato – Vinícius de Moraes

J A casa- Vinícius de Moraes

J Alfabeto da Xuxa- Cesar Costa Filho/Ronaldo Monteiro De Souza

O uso da rima

² Explorar as rimas da poesia

² Exercícios vocálicos:

J Criação de rimas com o nome das crianças.

J Criação de rimas com palavras sugeridas pela professora(pão/irmão/limão)

² Registro das rimas na lousa

A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.

q Confecção de Cartazes ilustrativos – combinados entre Professor e Alunos

q Pesquisa de Materiais para confecção dos cartazes

q Produções Artísticas – Técnicas utilizadas:

J Pintura a dedo

J Colagem : crepom , recortes de revistas, materiais diversos

J Impressão dos dedos, mãos e pés

J Desenhos com giz de cera, lápis de cor e caneta hidrográfica

J Dobraduras

J Pintura com esponja

J Mosaico

q Modelagem

A criação de novas Atividades

q Identificando, reconhecendo e classificando cores.

q Conversa Informal = O desenvolvimento das Borboletas

q Músicas relacionadas aos personagens: Borboletinha; A Pipoca na Panela

q História em Quadrinhos

q Livro Ilustrativo

q Confecção de Bonecos = Galo Mandão

q Confecção de Fantoche de Vara = Lua Cheia

q Registros Escritos:

J Identificar algumas palavras e circular no texto

J Registro da 1 ª estrofe

q Dramatização

q Surpresa = Vamos Comer Pipoca? – percepção gustativa (pipoca doce e salgada)

"(...) a criança tem uma alma poética. E é essencialmente criadora. Assim, as palavras do poeta, as que procuraram chegar até ela pelos caminhos mais naturais, mesmo sendo os mais profundos em sua síntese, não importa, nunca serão melhor recebidas em lugar algum do que em sua alma, por ser mais nova, mais virgem (...)"

Nenhum comentário: