quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mini- projeto de Língua Portuguesa


Tema: Carta
Série:
Duração: 1 bimestre
Sempre deve haver um motivo. É uma aprendizagem significativa. A carta deve ser enviada ao destinatário.
1. Situações:
- convidar alguém - informar alguém
- solicitar autorização - agradecer
- solicitar informação - contar uma excursão
- solicitar algum material - escrever a amigos ou parentes
2. Incentivação:
Conversar sobre os meios de comunicação. Falar da importância das cartas. Discutir como escrevê-las, verificando as experiências que possuem sobre a atividade.

3. Discussão orientada: ( sondagem)
- Destinatário
- Que pessoa usar? "eu" ou "nós"
- Que tempo usar? Passado / Presente
- Vocabulário específico, fórmulas de polidez (saudação, despedida)
- Papel das maiúsculas (endereço - data - nomes)
- Pontuação
Sem dar modelo, compor uma carta oralmente.

4. Primeira carta individual
Vocês vão escrever uma carta, o mais completa possível, pedindo à bibliotecária, o livro ............................ emprestado, para ser lido, em sala, na aula de Literatura.
Os alunos escrevem individualmente.

5. Confrontação:
Em pequenos grupos de quatro crianças, lêem as quatro produções (de cada aluno).
Dar uma folha, como a que segue, para cada grupo. Um secretário anota.
O que foi encontrado em todas as cartas O que ficou faltando
Ex: fórmula de polidez assunto, despedida Ex: local e data assinatura
6. Em grande grupo:
O professor divide o quadro ao meio e anota:
* O que foi encontrado * O que faltou
7. Análise de um modelo: (no quadro ou no retro-projetor)

São Paulo, 20 de abril de 2001
local e data

Querida Mamãe,
saudação (fórmula de polidez ou interpelação), vírgula (vocativo)


Aqui, na nossa escola, estamos na maior animação. É que nos dias 3 e 4 de maio, vamos realizar, no salão de festas da escola, uma exposição de trabalhos de Arte.

Eles estão ficando lindos!

Meu grupo está confiante e preparado para a apresentação.

Gostaria de convidar a senhora e papai para nos visitarem.

A exposição estará aberta no horário de 13 às 17 horas.

Ficarei feliz, se os dois comparecerem, embora saiba que papai vai estar em serviço nesse horário e talvez não possa vir.

Corpo da carta:
-parágrafos alinhados
-pontuação
-maiúsculas

Beijos do filho,
despedida (fórmula de polidez)

Tiago
assinatura
· os contornos acompanharão a discussão;
· deixar um cartaz afixado na sala, para que, sempre que necessário, observem a silhueta da carta;
· fazer, com os alunos, uma lista de fórmulas de polidez, para usarem, quando necessário.
8. Primeira escritura:
Observando a silhueta, escrever sua carta. (Encontrar um motivo, pois deve atender ao princípio da significação)
Após, fazer auto-avaliação:

SIM
NÃO
1 - Você colocou local e data?

2 - Colocou uma fórmula para se dirigir ao destinatário?

3 - Fez um bloco-texto (corpo) com vários parágrafos?

4 - Colocou uma fórmula de polidez no final?

5 - Assinou?

6 - Utilizou o mesmo tratamento do começo ao final?

7 - Foi fiel ao assunto?

8 - Colocou pontuação adequada?

9 - Colocou maiúsculas nos lugares necessários?

10 - Alinhou os parágrafos?

11 - Fez boa letra?

12 - Teve capricho?


9. Correção pelo professor

· Agora, corrigir cada uma, (não com caneta vermelha). Assinalar os "erros" (atenção ao novo conceito de erro). Pode utilizar um código de sinais.
· Reescritura pelo aluno. Refazer, sempre, o que for necessário, para que a comunicação aconteça.
10. A obra prima

· É hora de passar a limpo e enviar a carta. Usar o computador , se tiver aula de Informática Educacional;
· Se for manual, cuidado com o papel
· Letra legível, capricho
· Nenhum erro na página escrita (respeito ao destinatário)
11. O envelope

· Ensinar a sobrescritá-lo (destinatário e remetente);
· Organizar um "dossiê" pasta com modelos, que poderão ser consultados em outras produções.

BIBLIOGRAFIA: "Formando crianças produtoras de textos" Josette Jolibert - Artmed
Marita Duarte Vilela Ribeiro - Voluntária - E. E. "Dr. Luiz Pinto de Almeida"

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