Tema: Carta
Série: 2ª
Duração: 1 bimestre
Sempre deve haver um motivo. É uma aprendizagem significativa. A carta deve ser enviada ao destinatário.
1. Situações:
- convidar alguém - informar alguém
- solicitar autorização - agradecer
- solicitar informação - contar uma excursão
- solicitar algum material - escrever a amigos ou parentes
2. Incentivação:
Conversar sobre os meios de comunicação. Falar da importância das cartas. Discutir como escrevê-las, verificando as experiências que possuem sobre a atividade.
3. Discussão orientada: ( sondagem)
- Destinatário
- Que pessoa usar? "eu" ou "nós"
- Que tempo usar? Passado / Presente
- Vocabulário específico, fórmulas de polidez (saudação, despedida)
- Papel das maiúsculas (endereço - data - nomes)
- Pontuação
Sem dar modelo, compor uma carta oralmente.
4. Primeira carta individual
Vocês vão escrever uma carta, o mais completa possível, pedindo à bibliotecária, o livro ............................ emprestado, para ser lido, em sala, na aula de Literatura.
Os alunos escrevem individualmente.
5. Confrontação:
Em pequenos grupos de quatro crianças, lêem as quatro produções (de cada aluno).
Dar uma folha, como a que segue, para cada grupo. Um secretário anota.
O que foi encontrado em todas as cartas | O que ficou faltando |
Ex: fórmula de polidez assunto, despedida | Ex: local e data assinatura |
O professor divide o quadro ao meio e anota:
* O que foi encontrado * O que faltou
7. Análise de um modelo: (no quadro ou no retro-projetor)
São Paulo, 20 de abril de 2001 | |
local e data |
Querida Mamãe, | |
saudação (fórmula de polidez ou interpelação), vírgula (vocativo) |
Aqui, na nossa escola, estamos na maior animação. É que nos dias 3 e 4 de maio, vamos realizar, no salão de festas da escola, uma exposição de trabalhos de Arte. Eles estão ficando lindos! Meu grupo está confiante e preparado para a apresentação. Gostaria de convidar a senhora e papai para nos visitarem. A exposição estará aberta no horário de 13 às 17 horas. Ficarei feliz, se os dois comparecerem, embora saiba que papai vai estar em serviço nesse horário e talvez não possa vir. | |
Corpo da carta: -parágrafos alinhados -pontuação -maiúsculas |
Beijos do filho, | |
despedida (fórmula de polidez) |
Tiago | |
assinatura |
· deixar um cartaz afixado na sala, para que, sempre que necessário, observem a silhueta da carta;
· fazer, com os alunos, uma lista de fórmulas de polidez, para usarem, quando necessário.
8. Primeira escritura:
Observando a silhueta, escrever sua carta. (Encontrar um motivo, pois deve atender ao princípio da significação)
Após, fazer auto-avaliação:
|
9. Correção pelo professor
· Agora, corrigir cada uma, (não com caneta vermelha). Assinalar os "erros" (atenção ao novo conceito de erro). Pode utilizar um código de sinais.
· Reescritura pelo aluno. Refazer, sempre, o que for necessário, para que a comunicação aconteça.
10. A obra prima
· É hora de passar a limpo e enviar a carta. Usar o computador , se tiver aula de Informática Educacional;
· Se for manual, cuidado com o papel
· Letra legível, capricho
· Nenhum erro na página escrita (respeito ao destinatário)
11. O envelope
· Ensinar a sobrescritá-lo (destinatário e remetente);
· Organizar um "dossiê" pasta com modelos, que poderão ser consultados em outras produções.
BIBLIOGRAFIA: "Formando crianças produtoras de textos" Josette Jolibert - Artmed
Marita Duarte Vilela Ribeiro - Voluntária - E. E. "Dr. Luiz Pinto de Almeida"
Nenhum comentário:
Postar um comentário