terça-feira, 13 de maio de 2008

Quadro negro é coisa do passado


Sabia que já existe a lousa digital, que grava toda a matéria dada e permite navegar na internet?

Quadro-negro, quadro-de-giz, lousa, não importa o nome que se dê: quando o professor começa a escrever a matéria durante a aula, sempre é aquela correria. Todo mundo copia depressa, antes que seja tarde demais. Se você já passou por momentos assim, vai gostar de conhecer a lousa digital. Com ela, não existe pressa, pois toda a matéria que for escrita na sua superfície pode ser arquivada, deixando você livre para ficar atento à explicação do professor. Afinal, caso não seja possível copiar tudo o que ele escrever, não tem problema: a matéria estará em arquivos, à sua disposição!

O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador. Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado.
Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial – que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa – e até um apagador virtual.
Algumas escolas já adotaram a tecnologia. É o caso do colégio Dante Alighieri, de São Paulo. A escola utiliza a lousa digital desde 2002 e garante que, com ela, as aulas são mais dinâmicas. “A lousa promove a interação dos alunos com o professor e é uma excelente ferramenta utilizada em sala de aula”, conta a professora Valdenice Cerqueira, coordenadora do departamento de Tecnologia Educacional da escola.
Como a lousa funciona de acordo com o programa utilizado, algumas instituições de pesquisas já investem na criação de novos sistemas. Os pesquisadores da Universidade de São Paulo em São Carlos, por exemplo, criaram o iClass, um programa com muitas funções. Além do computador ligado à lousa digital, o sistema é equipado por microfones e câmeras filmadoras digitais, que permitem captar as imagens e o som das aulas. Depois, tudo pode ser visto novamente pela internet.
“Com o iClass, as aulas podem ser assistidas pelos alunos quantas vezes forem necessárias, permitindo um reforço no aprendizado”, diz Renata Pontin de Mattos Fortes, pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da universidade, que colabora com diversas pesquisas relacionadas ao uso da lousa.

Mas não pense que, com essa nova tecnologia, assistir aulas também é coisa do passado. Muito pelo contrário! Mesmo com a possibilidade de ter o material gravado, a explicação do professor é fundamental para o bom entendimento da matéria. O quadro digital é apenas mais uma ferramenta. Dúvidas, por exemplo, podem surgir durante a explicação dada pelo professor e somente ele tem a capacidade de respondê-las. A lousa digital veio acrescentar: tornar as aulas mais interessantes e não deixar você perder nada que foi dito, escrito e exercitado!


Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário: