Segue algumas sugestões de como trabalhar poesias...
EXPLORANDO A TIPOLOGIA TEXTUAL: POESIA
Utilizarei como exemplo:
TÍTULO: O PATO
AUTORES: VÍNICIUS DE MORAES E TOQUINHO
LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
OBJETIVO
Prever o que está por vir com base em informações ou inferências (estratégias de antecipação).
Perguntar: Quem sabe o que é uma poesia? Do que fala? Para que serve? Onde a encontramos? Quem sabe recitar uma?
ativar os conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos,deixando que eles manifestem suas idéias, suas experiências e criem suas hipóteses.
A partir dos conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos, explicar o que é uma poesia, sua função e suas características.
As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. Possuem títulos, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.
Perguntar: Quem sabe o que é uma poesia? Do que fala? Para que serve? Onde a encontramos? Quem sabe recitar uma?
ativar os conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos,deixando que eles manifestem suas idéias, suas experiências e criem suas hipóteses.
A partir dos conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos, explicar o que é uma poesia, sua função e suas características.
As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. Possuem títulos, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.
EXPLORANDO A LEITURA
Apresentar: numa cartolina o título do texto ou escrevê-lo na lousa, em letra de maiúscula.
O PATO
Perguntar: O que vocês acham o que está escrito? Se eles não conseguirem, fazer a leitura do título do texto.
Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título?
Terá personagens? Como eles serão? Quem será o autor?
Apresentar aos alfabetizando a poesia, que deverá ser escrito numa cartolina ou na lousa.
Caberá ao professor:
Organizar grupos de no máximo cinco alfabetizandos, com diferentes hipóteses de escrita (pré-silábica,silábica, silábico-alfabética e alfabética).
Distribuir cópias da poesia O texto deverá está escrito em letras maiúsculas, para facilitar
aqueles alfabetizandos não-alfabéticos.
Escrever o texto, em letras maiúsculas, na lousa ou numa cartolina.
Com base no título, levar os alfabetizandos a fazer suposições sobre o texto(estratégia de inferência).
Perguntar: Quem quer ler o texto? Se algum alfabetizando souber ler, permite que o faça,
respeitando o seu tempo e seu ritmo.
Fazer a leitura do texto, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra na lousa. Os alfabetizandos deverão acompanhar através dos seus textos ou da lousa.
Realizar leitura compartilhada, professor e alfabetizandos, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra.
O PATO
Perguntar: O que vocês acham o que está escrito? Se eles não conseguirem, fazer a leitura do título do texto.
Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título?
Terá personagens? Como eles serão? Quem será o autor?
Apresentar aos alfabetizando a poesia, que deverá ser escrito numa cartolina ou na lousa.
Caberá ao professor:
Organizar grupos de no máximo cinco alfabetizandos, com diferentes hipóteses de escrita (pré-silábica,silábica, silábico-alfabética e alfabética).
Distribuir cópias da poesia O texto deverá está escrito em letras maiúsculas, para facilitar
aqueles alfabetizandos não-alfabéticos.
Escrever o texto, em letras maiúsculas, na lousa ou numa cartolina.
Com base no título, levar os alfabetizandos a fazer suposições sobre o texto(estratégia de inferência).
Perguntar: Quem quer ler o texto? Se algum alfabetizando souber ler, permite que o faça,
respeitando o seu tempo e seu ritmo.
Fazer a leitura do texto, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra na lousa. Os alfabetizandos deverão acompanhar através dos seus textos ou da lousa.
Realizar leitura compartilhada, professor e alfabetizandos, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra.
EXPLORANDO A ORALIDADE
Você gosta de aves? Diga o nome de aves que você conhece ou que você mais gosta.
Você já viu um pato de pertinho? Como ele era?
Quem sabe o que significa as palavras jenipapo, marreco e poleiro?
O que você achou da poesia?
Promover a interpretação oral do texto, perguntando: Qual o título da poesia? De que fala o texto? Qual o nome do personagem? Como ele é? O que aconteceu com ele?
Você já viu um pato de pertinho? Como ele era?
Quem sabe o que significa as palavras jenipapo, marreco e poleiro?
O que você achou da poesia?
Promover a interpretação oral do texto, perguntando: Qual o título da poesia? De que fala o texto? Qual o nome do personagem? Como ele é? O que aconteceu com ele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário