Objetivos
Integrar o grupo.
Trabalhar os substantivos compostos.
Material a ser utilizado
Aparelho de som;
Música dançante.
Sugestões: Cartões com partes de substantivos compostos.
BEIJA | FLOR |
GUARDA | CHUVA |
PÁRA | RAIOS |
GUARDA | ROUPA |
PEIXE | BOI |
ARRANHA | CÉU |
SAMBA | CANÇÃO |
CAIXA | POSTAL |
ERVA | MATE |
PÁRA | QUEDAS |
Procedimentos:
O professor distribui um cartão para cada aluno.
O grupo se levanta e afasta as carteiras, deixando espaço suficiente para que todos andem pela classe.
O professor toca uma música e todos os alunos andam e dançam pela classe.
Assim que a música for interrompida, cada aluno deve procurar com seu colega a metade correspondente ao seu substantivo composto.
O professor coloca a música novamente e repete-se o processo.
Ganha a primeira rodada a dupla que achar primeiro seu par correto.
Segue a dinâmica até que todos os alunos formem seus pares e construam os adjetivos compostos correspondentes.
Orientações ao professor:
O professor deve orientar os alunos a agir com rapidez na procura pelo seu par.
Os alunos deverão saber qual é o substantivo composto que precisam formar e o professor pode esclarecer possíveis dúvidas.
O clima da atividade deve ser descontraído e divertido.
É importante que a competitividade não vire rivalidade entre os alunos.
Um comentário:
Adorei a sua ideia, mas agora com a reforma ortográfica, ficou um pouco mais díficil.Gostei muito mas gostaria de utilizar sua ideia junto de algum texto.Abraços.
Postar um comentário