quinta-feira, 22 de maio de 2008

Jogos Ortográficos




Jogo: Como se fala, como se escreve

(relação língua falada X língua escrita).

Material:

* 2 nuvens (cartazes) com palavras “como se fala, como se escreve”.

* 2 cartazes como no exemplo abaixo:

Como se fala

Como se escreve



Obs.: As palavras das “nuvens” deverão ser móveis, ou seja, afixadas no cartaz com fita crepe ou outro tipo de material adesivo.

Preparação:

A mediadora divide os alunos em dois ou mais grupos conforme a necessidade. Cada grupo terá uma nuvem com palavras móveis e um cartaz como se fala e como se escreve.

Como se joga:

A professora dará dois minutos para o grupo pegar as palavras da nuvem e separá -las no cartaz; Como se fala/ Como se escreve.

Obs. 2: Não há um grupo vencedor, os cartazes resultantes serão analisados, podendo ser trabalhados também com a matemática ( qual cartaz tem mais palavras, quantas ao total, etc...).

Jogo: A consoante intrometida e troca de posição das letras (c/và v/c)

Material:

Letras a serem afixadas junto ao corpo.

Preparação:

A professora distribui quatro letras para o grupo. Estas letras formarão uma palavra, como no exemplo abaixo:

L A M A

Pedimos para as alunas da primeira sílaba trocarem de lugar entre si, formando assim a palavra:

A L M A,

mostrando que podemos originar novas palavras, sem necessariamente, seguir a ordem consoante- vogal.

Obs.: Será levantado alguns questionamentos pela professora a respeito da mudança das palavras.

Após é chamado um novo grupo contendo 27 pessoas ( ou mais de acordo com a realidade da turma), onde serão distribuídas letras que formarão algumas palavra, como: sono, peso e gata .

Para outra pessoa do grupo, ela dará algumas consoantes, como por exemplo:

H R S

Como se joga: Quando as palavras estiverem formadas, o elemento do grupo que será a “consoante intrometida” tentará com sua(s) consoante(s) formar o maior número possível de palavras novas, se intrometendo entre as letras da palavra formada pelos colegas.

Obs.: Enquanto as palavras são formadas a professora anota as mesmas no quadro para posterior análise.

Jogo: Morto Vivo (troca de letras).

Material: Tiras pequenas com palavras.

Preparação: Crianças dispostas em fileira. Cada criança recebe uma palavra referente a alguma questão de ortografia (f/v, p/b, m/n, t/d). Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.

Como se joga: Cada criança lê a sua palavra mas não conta para o colega. A professora dará a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase ficará em pé (vivo).

“ A .................. da fazenda da minha vó deu cria.”

As crianças mostram as palavras que tem. Quem ficou em pé com a palavra “faca” sai do jogo e quem abaixou com a palavra “vaca” também.

O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.

Obs1.: A cada nova frase a voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada.

Obs2.: Esse jogo tem por finalidade trabalhar questões ortográficas referente às trocas entre consoantes surdas e sonoras. (f/v, t/d, p/b, m/n).

Após a brincadeira poderão ser feitos alguns questionamentos como:

1. Por que nos confundimos?

2. Quais são as letras que tem sons parecidos?

Falar sobre as vibrações ou não das cordas vocais.

Jogo: Caça-palavras (construindo regras).

Material: tesoura, revistas, cola e papel cartaz.

Preparação: A professora distribui aos alunos revistas, cola e tesoura.

Como se joga: A professora irá colar o seguinte cartaz no quadro:

Rr no começo

Rr no meio

Rr no fim

Ss no começo

Ss no meio

Ss no fim

Ç no começo

Ç no meio

Ç no fim

Em seguida solicitará a turma que comece a “caçar” as palavras com essas letras e pede para que, conforme forem encontradas, sejam coladas no cartaz.

Obs.: Ao final do tempo os alunos notarão que não encontraram nenhuma palavra com essas características. A professora então entrará com os seguintes questionamentos:

Por que não foram encontradas palavras com essas letras?

Que conclusões podem tirar através disto?

Fechamento: A turma criará um princípio gerativo que justifique suas conclusões.

Jogo: Abraço das palavras (dígrafo e encontros consonantais).

Material: Fichas com palavras contendo ch, x, sc, ç, rr, ss, lh, nh.

Preparação: Uma palavra para cada pessoa da turma.

Como se joga: A professora pede para as pessoas que têm palavras com ch se abraçarem; é feito isso com cada grupo de palavras.

Fechamento: Ao final haverá um grande abraço das palavras.

(profª. Fátima Marques)

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